terça-feira, 29 de abril de 2008

Pelas mãos do ceramista


www.ceramika.com.br

 
Da mistura do barro nasce um rico artesanato. De antigas tecnicas surgem objetos com nova roupagem, numa intrincada sucessão de movimentos. O que torna uma peça especial pode ser o desenho de uma pequena flor, várias de tamanhos diferentes, detalhes em linhas geometricas, aplicação de minucias com delicadeza ou o capricho do acabamento. Pura curiosidade que leva à inspiração do artifice.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Esmalte Cristalino - Crystalline Glaze


www.ceramika.com.br

 
Molecules or lattices which have built up into a three dimensional repeat pattern. The solid substance assumes an individual and geometric form with plane faces. Most pure materials can be found in crystalline form, the larger crystals often used as gemstones. Crystals can be very large or micro-crystalline and invisible to the naked eye, as in clay or flint.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cerâmica artistica


www.ceramika.com.br

 
As argilas são o ponto de maior importancia dentro do fazer ceramico. Daí ser fundamental o conhecimento da sua natureza. As argilas contêm um certo teor de minerais residuais, muitas vezes finamente divididos, como é o caso de certas formas de silica e de oxidos de ferro e titânio, considerados como minerais de argila.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cerâmica decorativa


www.ceramika.com.br

 
Existem muitos processos para decoração de objetos ceramicos. Talvez o mais antigo deles seja o de gravação em relevo sobre a peça em ponto de couro, às vezes um desenho simples como um riscado, ou com relevos e esculpidos. O relevo se faz adicionando porções da mesma argila numa peça ainda úmida.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O esmalte na cerãmica - ceramics glaze


www.ceramika.com.br

 
Esmalte ceramico é a camada vitrea que cobre a superficie ceramica dando à ela beleza, resistencia e tornando-a impermeavel. Matérias primas, moídas bem finas, são aplicadas nas peças que vão para o forno para que a queima possibilite a fusão dos materiais formando assim o vidro.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Fazer ceramica - making pottery


www.ceramika.com.br

 

Moldar objetos no mais puro barro e depois submete-los à alta temperatura em forno adequado. Um processo em que depois das particulas se rearranjarem durante a modelagem, elimina a agua e transforma o barro em quase pedra, para que ela possa durar por muitos anos mantendo suas caracteristicas iniciais. A queima é a fase que fascina na cerâmica, as expectativas, as compensações. Parece durar seculos a secagem, tempo necessario para que a peça corra menos riscos no forno.

sábado, 12 de abril de 2008

Prato quadrado em ceramica com cristais no esmalte


www.ceramika.com.br


Foi usada argila gres para modelar com placa um prato que recebeu esmalte macro cristalino. Formação de cristais depois de curva de crescimento.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ceramica de alta temperatura


www.ceramika.com.br

 
Fruteira modelada em placa de argila gres, decorada com elementos vasados. As ferramentas são muito importantes no trabalho do ceramista, aliás tudo vira ferramenta, até os utensilios da cozinha costumam parar na oficina. Com uma espessura um pouquinho maior a peça torna-se mais resistente e robusta. Para a secagem serão protegidas as bordas com o uso de papel filme para que não apareçam trincas.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Ceramica modelada a mão


www.ceramika.com.br

 

Os trabalhos de ceramica modelados manualmente podem ter uma grande variedade de formas. Assimetricas, delicadas, com relevos e escavados, com o acrescimo de detalhes preciosos.  Apertar e esticar o barro, testando a sensibilidade manual fazendo nascer uma peça com a pressão dos dedos. A argila, nem muito dura, nem mole demais pode ser modelada na palma da mão. Se o objeto ainda não estiver como o desejado, o barro em ponto de couro tem uma consistencia que permite usar e abusar dos entalhes e colagens decorativas.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Artesão - A arte do cotidiano


www.ceramika.com.br

 
A criação se  manifesta com força e beleza pela habilidade das mãos e a pureza das intenções. Não é necessario ter um estilo, as formas surgem em combinações tão imprevisíveis que uma simples peça do cotidiano pode ganhar status de objeto de arte. O artesão compõe uma obra que desvenda, às vezes por mero acaso, a beleza que lhe vai na alma. Muitos materiais, muitas surpresas, muitas maneiras de expressar o seu jeito de ser e de fazer. Peças bonitas e úteis que trazem sua marca, oriundas de uma arte mágica, que nem sempre julga ter. Para começar a cerâmica é suficiente terra e agua. Enquanto seca a peça, a presença do ar.  Quando ela se torna seca chega o fogo e a torna quase eterna. O ceramista modela no torno ou na mão, mas a forma final pode ser alterada pelo próprio barro, que assume na secagem e na queima o que ele gostaria de ser.