sexta-feira, 27 de junho de 2008

Esmalte cerâmico


www.ceramika.com.br
Pode ser uma esmaltação simples feita a pincel, banho ou a pistola. Com banho ou pistola fica mais facil sobrepor duas, tres ou mais camadas de esmalte, de diferentes cores. Enquanto o esmalte está cru , pouco se vê da cor que o esmalte terá ao final da queima. Porem quando se realiza a queima diferentes camadas coloridas , entram umas nas outras produzindo os mais inesperados efeitos embora predomine a ultima das camadas. A espessura aplicada interfere no resultado, uma camada mais grossa pode tornar o efeito mais interessante.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fazendo acabamento em peças ceramicas


www.ceramika.com.br
Depois de torneadas, as peças descansam até chegar ao ponto de couro. É quando são aparadas as arestas, as paredes são deixadas com uma mesma espessura e a superficie é alisada para ter um bom aspecto depois da queima em biscoito. Acabamento terminado, seguem para a secagem, que deverá ser devagar e com a peça bem protegida de correntes de ar, para que não empenem. Só vão ser queimadas em biscoito quando estiverem completamente secas.

sábado, 21 de junho de 2008

Esmalte Macro Cristalino


www.ceramika.com.br Os esmaltes têm queima em cone 8 em atmosfera neutra ou oxidante em forno à gas. São aplicados em argila gres.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cerâmica em Alta Temperatura


www.ceramika.com.br
As peças são queimadas uma primeira vez - biscoito - em 923º para receber a esmaltação e depois volta ao forno que vai atingir cone 8 ou 9 dependendo do esmalte usado. Em cada massa, um mesmo esmalte tem reações bem diferentes. Nas mais refratárias o esmalte pode ficar duro e sem brilho, não atingindo a maturação desejada. Quando a massa é muito fundente o mesmo vidrado pode chegar a escorrer. Portanto cada passo novo deve ser antes testado.