sábado, 7 de maio de 2011

A plasticidade da argila


www.ceramika.com.br
Os detalhes delicados surgem da plasticidade que a argila tem. Os detalhes são colados com barbotina e as bordas salientes são amenizadas com uma pequena esponja. Ainda que trabalhadas com cuidado, algumas ficam ligeiramente deformadas, mas o resultado é interessante. Essa é uma argila vermelha para alta temperatura.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Flores em superfície texturada


www.ceramika.com.br
Peça cerâmica, construída com placa e molde de gesso, em argila vermelha para alta temperatura. A decoração é feita com a mesma massa, em menor espessura de placa, os pequenos cortadores dão as formas. Para colar, barbotina.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Revendo alguns testes de esmaltes


www.ceramika.com.br
Separei algumas amostras de vidrados, feitos há bastante tempo, para repetir e experimentar em massas diferentes. Muitos deles nunca foram aplicados na porcelana, que costuma realçar as cores.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Nathan Lynch - EUA


www.ceramika.com.br
1º Encontro Internacional de Ceramistas na USP - participação do ceramista contemporâneo (Estados Unidos) Nathan Lynch, demonstrando para a platéia seus processos criativos e técnicos, ao vivo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Com Toshiyuki Ukeseki


www.ceramika.com.br
O mestre japonês, em exposição no Palácio do Horto em São Paulo. Depois de 36 anos Toshiyuki volta ao Brasil, onde em 1975 se estabeleceu em Cunha, no Vale do paraíba, com outros ceramistas e permaneceu por alguns anos. Lá, ensinou e desenvolveu essa tecnica milenar japonesa, compartilhando seus conhecimentos e tradições e tornando a região conhecida pela beleza da cerâmica de alta temperatura. Atualmente, o mestre vive no Japão onde se dedica à pesquisa e desenvolvimento dos tenmokus, esmaltes do ferro de alta temperatura.

sábado, 2 de abril de 2011

Graciela Olio


www.ceramika.com.br
I Encontro Internacional de Ceramistas na USP - A Prof. Graciela Olio que veio de Buenos Aires - Argentina, mostrou um trabalho lindo e minucioso. Suas oficinas foram ótimas, sobre fotocerâmica, ensinando métodos de impressão em porcelana. Com sua palestra "Proyeto Sur - Serie Home", tivemos a oportunidade de conhecer um pouco e admirar sua trajetória como ceramista. Um encontro como esse, abre as fronteiras do conhecimento e da arte e marca a iniciativa corajosa de três mulheres que coordenaram o evento: Norma Grinberg, Cristiane Bertoldi e Silvia Tagusagawa. Parabéns meninas!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Oficinas de cerâmica no Palácio do Horto


www.ceramika.com.br
A exposição "Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha - Caminhos e Fronteiras" estará de 26 de março à 08 de maio de 2011 no Palácio do Horto em São Paulo, com o objetivo de mostrar a história da vanguarda da cerâmica japonesa no Brasil. Nesta exposição, peças do mestre Toshiyuki Ukeseki e dos ceramistas: Alberto Cidraes, Mieko Ukeseki, Rubi Imanishi, Vicco e Toninho Cordeiro, Shugo Izumi, Megumi Yuasa, Shoko Suzuki, Akinori Nakatani, Kimi Nii, Luis Toledo, Lei Galvão, Augusto Campos, Gilberto Jardineiro e Kimiko Suenaga. Sábado e domingo (26 e 27 de março) oficinas de modelagem em cerâmica foram ministradas por Alberto Cidraes, Flávia Santoro, Marcelo Tokai, Luciano Almeida e Mieko Ukeseki, com participação especial do Mestre Toshiyuki Ukeseki.

domingo, 27 de março de 2011

Philippe Barde


www.ceramika.com.br
1º Encontro Internacional de Ceramistas na USP - da Suiça, o Prof. Dr. Philippe Barde - Faculdade de Arte e Design da Universidade de Genebra. Art and Design College - University of Géneve - Switzerland. Oficinas com intrincados moldes de gesso, perfeitos, tudo feito ao vivo. Dos moldes às peças vazadas em barbotina e esmerados acabamentos, com dicas muito boas. Sua palestra: "Cerâmica, instruções de uso". Competência e muita simpatia, ótimo.

sábado, 26 de março de 2011

Vilma Villaverde


www.ceramika.com.br
Da Argentina uma encantadora ceramista - de esculturas maravilhosas, onde o feminino é ressaltado. Sua palestra foi emocionante e homenageava seu mestre, Leo Tavella.
Durante os quatro dias do Encontro os trabalhos de ateliê iam sendo desenvolvidos em oficinas, por cada um dos artistas.

sexta-feira, 25 de março de 2011

O grande mestre Jackson Li


www.ceramika.com.br
Acabou agora há pouco o 1º Encontro Internacional de Ceramistas na USP. Quatro dias, onde artistas da Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Suiça e Uruguai, deram palestras e desenvolveram trabalhos ao vivo. A diversidade artística trouxe ensinamentos e discussões sobre Cerâmica, tudo muito bom. Ocidente encontra oriente - A história não contada da Dinastia Song (West meets East, China SANBAO, An Untold Story from Song Dinasty) foi a palestra de Jackson Li (China) do Jingdezhen Sanbao Ceramic Art Institute. Fiquei encantada em conhece-lo e maravilhada ao vê-lo trabalhando. No workshop, ele ensinou à fazer alguns pincéis (não é à toa que ele é conhecido pelo mundo como "o rei dos pincéis"), técnicas com engobes e decalques.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Esmalte macro cristalino


www.ceramika.com.br
As peças cerâmicas foram esmaltadas com vidrados cristalinos e queimadas em alta temperatura, forno à gás.

domingo, 20 de março de 2011

Cerãmica de alta temperatura


www.ceramika.com.br
Esmaltes ceramicos variados, tons de amarelo e laranja, queima em forno à gás.

sábado, 19 de março de 2011

Peças em cerâmica esmaltada


www.ceramika.com.br
Queima em forno à gás, alta temperatura, atmosfera de redução.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cerâmica com esmalte macro cristalino


www.ceramika.com.br
Peças com esmaltes cristalinos, forno à gás, alta temperatura.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Alguns testes com esmaltes celadon


www.ceramika.com.br
O celadon é sóbrio, mas bonito e delicado. A queima foi em forno à gás, cone 10 (1300º) - atmosfera de redução. Com a observação de cada resultado, pode-se ver o comportamento das matérias primas e massas escolhidas e quais receitas não valem à pena repetir.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Testes com celadons


www.ceramika.com.br
Hoje foi dia de desenfornar. As pequenas peças - com esmaltes celadon - foram organizadas, anotando o lugar que cada uma ocupou no forno, para posterior comparação. É comum, no meu forno, variar a temperatura na frente e nas prateleiras de baixo. O numero, em cada peça, corresponde à receita. Amanhã, começo o estudo de como cada receita se comportou, em cada área do forno (que foi mapeado com cones, para saber a temperatura de cada prateleira), em massas diferentes e qual o tipo de decoração ficou melhor com esse tipo de vidrado (se alto ou baixo relevo).

terça-feira, 15 de março de 2011

Bowl em porcelana


www.ceramika.com.br
Modelado em torno elétrico, com porcelana (pasta dura). A decoração, feita quando a peça ainda tem umidade - em ponto de couro - com desenho de bambus.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Detalhe do esmalte antes da queima


www.ceramika.com.br
As peças estão secando para a queima. Uma camada grossa, aplicada com pistola e compressor, em corpos de prova feitos de porcelana e stoneware, para teste de esmaltes celadon.

domingo, 13 de março de 2011

Esmaltando para queima de celadon


www.ceramika.com.br
As pequenas peças em stoneware e porcelana, feitas para teste com esmaltes Celadon, foram esmaltadas e agora precisam secar. Até agora, os testes foram feitos em plaquinhas. Cada uma delas tem decoração em alto ou baixo relevos, para realçar a cor do vidrado.

sábado, 12 de março de 2011

Decoração com porcelana colorida


www.ceramika.com.br
A peça modelada em porcelana dura, tem flores e folhas feitas com a mesma massa, acrescida de oxidos ou corantes. As flores serão azuis, pelo oxido de cobalto. As folhas verdes, pelo corante de alta temperatura. O teste com inlay (colagem), feito para ver o efeito do esmalte celadon sobre os motivos, pode dar um resultado interessante.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Biscoitos em porcelana


www.ceramika.com.br
Pela primeira vez, enchendo um forno só com peças em porcelana, para queima em biscoito. São peças pequenas para os testes de esmalte celadon. A temperatura vai ser de 923º, em forno à gás, oxidação.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Prato em porcelana


www.ceramika.com.br
Usei porcelana colorida com oxidos e corantes para fazer o inlay com motivo de flores. Para teste com esmalte celadon.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Medindo a densidade do esmalte


www.ceramika.com.br
Depois de preparar o vidrado é preciso saber qual a sua densidade. Para isso, serve uma pequena balança digital (essa de 0,1 g foi comprada no Mercado Livre por R$12,99), e um copinho desses de xarope. Cada tipo de esmalte ou de aplicação, pode exigir densidades diferentes. Um esmalte transparente, por exemplo, para aplicação com pistola ou mergulho, pode estar com 1,45 e já dará bons resultados. Primeiro precisa tarar o copinho (ou descontar o peso dele). Ao despejar esmalte até a marca dos 10ml, o que aparecer no visor é a densidade que o vidrado está. Se for abaixo do que o meu esmalte precisa, terei de adicionar mais pó. Se for acima do desejado, acrescentar mais agua, aos poucos e ir medindo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Revendo as receitas de celadons


www.ceramika.com.br
Tenho feito peças, em gres e porcelana, com alto e baixo relevos, para os próximos testes de esmaltes celadon. Até agora só havia feito em plaquinhas, mas chegou a hora de testar em peçinhas maiores. Os primeiros (estes dos pratos) foram feitos em 2007. Depois disso, tornei à testar mais duas vezes, em plaquinhas, procurando adaptar as receitas às minhas massas. Selecionei 45 receitas, que agora serão preparadas em maior quantidade.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Testando outra receita de porcelana


www.ceramika.com.br
Essa é uma porcelana com a qual só havia feito plaquinhas, para testes de esmaltes. Alguns vidrados ficaram bem bonitos e estou fazendo algumas peças para ver até que temperatura ela reage bem às deformações na queima. Em algumas fiz desenhos em baixo relevo, em outras, inlay, com motivos de flores, para fazer alto relevo e ver como vão ficar os celadons.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Primeira fornada do ano de biscoitos em cerâmica


www.ceramika.com.br
O forno já estava frio, por muitas vezes retirei as peças com o forno quente e fiz rachar várias prateleiras, com o choque térmico. A primeira queima, em biscoito, já elimina a maior parte dos trabalhos com defeitos, bolhas de ar ou paredes mal formadas. Os estouros que se ouve e os cacos caindo sobre os maçaricos já advertem das "surpresas" que vamos ter na abertura. Enfim, é melhor que a peça passe por esse teste, antes de ir ao forno esmaltada, onde o custo é mais alto.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Porcelana artesanal


www.ceramika.com.br
Flores em alto relevo, na peça a ser esmaltada com vidrado celadon.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Porcelana - flores em alto relevo


www.ceramika.com.br
Procurando a melhor maneira de decorar com a pasta de porcelana.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Queima em biscoito - dia de enforna


www.ceramika.com.br
O domingo foi um bom dia para terminar a carga. As prateleiras de trás já estavam cheias há algum tempo e hoje carreguei as prateleiras da frente. As peças estavam completamente secas e prontas para a primeira queima. As peças em stoneware, vão ser biscoitadas na temperatura de 923ºC - cone 09. À essa temperatura os biscoitos ficam fortes o bastante para o manuseio e ainda mantêm uma boa porosidade, ideal para a esmaltação.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prato em porcelana


www.ceramika.com.br
Flores em alto relevo no pequeno prato em porcelana pasta dura, alta temperatura.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pequenas borboletas em porcelana


www.ceramika.com.br
Decoração em alto relevo, na peça para testes de esmaltes.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gotas d'agua sobre peças em secagem


www.ceramika.com.br
As peças em porcelana estavam praticamente secas, mas as chuvas de vento acabaram causando pequenos gotejamentos sobre a minha prateleira. Defeito sem solução.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Prato com flores em alto relevo


www.ceramika.com.br
Depois de fazer uma lâmina bem fina, com a porcelana, usei cortadores de metal para dar forma aos motivos, que foram colados com barbotina.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pequenas flores em porcelana


www.ceramika.com.br
Flores em relevo, para decorar a peça em porcelana pasta dura.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Decoração em alto relevo com massa de porcelana


www.ceramika.com.br
Mais peças para os testes de esmaltes celadon. Agora uma série com motivos em alto relevo, com pasta dura de porcelana. Para as pequenas tulipas, usei cortadores. Para colar, barbotina feita com a propria massa (deixar secar as aparas, triturar e acrescentar agua). Poderia usar a lambuja (quando se guarda a parte cremosa que vai ficando nas mãos, sempre da mesma massa, enquanto se trabalha no torno.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Medidores de temperatura para forno cerâmico


www.ceramika.com.br
Para controlar o calor e registrar os aumentos de temperatura no interior do forno, podemos usar instrumentos de medição como estes. Os pares termoelétricos ou termopares podem ser comprados em várias medidas. O da foto é de 200mm ou seja, 20 cm e custa em torno de R$57,00. O de 32cm, R$72,00. O marcador digital (poderia ser o analógico), é para alta temperatura (é importante dizer ao vendedor qual a maior temperatura que se quer medir) e custa por volta de R$260,00 e traz instruções de como fazer a ligação, é bem simples. O cabo é especial para este tipo de equipamento e tem baixo custo, todos os ítens foram comprados no mesmo local. Com este conjunto, a queima fica mais facil.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Forno elétrico para cerâmica - antes e depois da pintura


www.ceramika.com.br
A aparência do antigo forno está melhor e a manutenção nos tijolos deve reduzir a perda de calor e os gastos de funcionamento. As resistências estão em bom estado, não precisei trocar nenhuma. Os fornos elétricos são mais seguros e produzem uma queima mais limpa, em oxidação, a redução quando feita pode ser prejudicial para as resistências. A atmosfera redutora pode corroer os metais. Para a pintura, usei uma tinta que se propõe ser resistente até 600ºC - Alumitex 600C - Fosco Preto da Tintas Perfortex - que uso há alguns anos para a parte metálica, externa, de fornos.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Conservando os tijolos refratários do forno cerâmico


www.ceramika.com.br
Os tijolos e mobílias do forno, refratários e isolantes, podem durar mais se, antes das queimas, passarmos uma camada de caulim (um pouquinho de alumina ajuda, quando é para alta temperatura) e água, bem grossinha, e deixar secar. As prateleiras vão estar protegidas, caso algum material derreta mais que o esperado e escorra. A pasta só é passada nos tijolos, evitando as resistências. Esse procedimento não se usa para os fornos feitos com manta refratária. Antes, o forno foi bem limpo, principalmente as resistências (levemente, sem tocar nelas) com aspirador de pó , para remover vestígios da queima anterior, com atenção redobrada para algum pedacinho de esmalte que caia entre elas. Isso, porque quando fazemos a próxima queima e a temperatura sobe, esse "pedaço" de vidro vai derreter e estragar a resistência. Portanto, vale o esforço para tirar todos os caquinhos, de esmalte ou não.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Reparos no forno elétrico


www.ceramika.com.br
Este é um forno elétrico bem antigo (fabricado em 1985) e que funciona bem. A temperatura máxima é de 1000ºC (baixa temperatura), não tem nenhum marcador de temperatura, eu uso cones e controlo pela cor da câmara. Ele é revestido internamente de tijolos refratários, é bem robusto, pesado e resistente, tem resistências em todas as paredes do forno, isso é ótimo, a temperatura fica bem distribuída. Até hoje, o único defeito que deu foi partir algumas resistências, o que é muito normal, principalmente quando não se respeita a temperatura e o erro foi meu. Paguei a visita de um técnico, que deu um orçamento de algumas vezes o que paguei pelo forno. Foi assim que aprendí à trocar as resistências rs rs Hoje, resolví deixa-lo melhor. Vou reparar alguns tijolos, tirar resíduos das queimas, colocar termopares e um marcador digital que comprei para ele. Nos próximos posts vou colocar como ficou.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Anéis em porcelana


www.ceramika.com.br
Aqui pela internet ví alguns anéis em cerâmica e estou tentando fazer para ver como ficam. Nestes, usei porcelana e esculpi à mão, já estão quase secos. Fiz os aros bem maiores, porque com as queimas vai retrair bastante. Para dar cor às letras, usei oxido de cobalto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fazendo placas em porcelana


www.ceramika.com.br
A plaqueira ou laminadora facilita o trabalho do ceramista. A massa é colocada entre dois pedaços de lona, escolhe-se a espessura desejada e faz-se com que a lona passe entre os dois rolos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pequenos bowls em porcelana

www.ceramika.com.br
Ainda estou fazendo peças para os testes de celadon. Estas são em porcelana, com desenhos em baixo relevo no interior da peça.