sábado, 7 de maio de 2011

A plasticidade da argila


www.ceramika.com.br
Os detalhes delicados surgem da plasticidade que a argila tem. Os detalhes são colados com barbotina e as bordas salientes são amenizadas com uma pequena esponja. Ainda que trabalhadas com cuidado, algumas ficam ligeiramente deformadas, mas o resultado é interessante. Essa é uma argila vermelha para alta temperatura.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Flores em superfície texturada


www.ceramika.com.br
Peça cerâmica, construída com placa e molde de gesso, em argila vermelha para alta temperatura. A decoração é feita com a mesma massa, em menor espessura de placa, os pequenos cortadores dão as formas. Para colar, barbotina.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Revendo alguns testes de esmaltes


www.ceramika.com.br
Separei algumas amostras de vidrados, feitos há bastante tempo, para repetir e experimentar em massas diferentes. Muitos deles nunca foram aplicados na porcelana, que costuma realçar as cores.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Nathan Lynch - EUA


www.ceramika.com.br
1º Encontro Internacional de Ceramistas na USP - participação do ceramista contemporâneo (Estados Unidos) Nathan Lynch, demonstrando para a platéia seus processos criativos e técnicos, ao vivo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Com Toshiyuki Ukeseki


www.ceramika.com.br
O mestre japonês, em exposição no Palácio do Horto em São Paulo. Depois de 36 anos Toshiyuki volta ao Brasil, onde em 1975 se estabeleceu em Cunha, no Vale do paraíba, com outros ceramistas e permaneceu por alguns anos. Lá, ensinou e desenvolveu essa tecnica milenar japonesa, compartilhando seus conhecimentos e tradições e tornando a região conhecida pela beleza da cerâmica de alta temperatura. Atualmente, o mestre vive no Japão onde se dedica à pesquisa e desenvolvimento dos tenmokus, esmaltes do ferro de alta temperatura.