segunda-feira, 25 de novembro de 2013

www.ceramika.com.br
O resultado inesperado sustenta o ânimo do ceramista, que pratica uma arte árdua e cheia de limites, onde o barro tem lá suas vontades e o fogo se comporta de inúmeras maneiras. Mas, o  artifice consente.  Esse esperar dá sentido a cada fase do trabalho. As formas simples da modelagem em tôrno elétrico, beneficiaram os efeitos do vidrado nessa peça, em argila stoneware. Este é um esmalte macrocristalino, com queima em alta temperatura num forno a gás.

sábado, 9 de novembro de 2013

Esmaltes cerâmicos que brilham no escuro


www.ceramika.com.br Novos testes e pesquisas de vidrados com fotoluminescência.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Decorando com a própria argila

www.ceramika.com.br  Peça modelada em argila, para queima em alta temperatura. Foi usado um molde de gesso como base, que recebeu a argila aberta na plaqueira. Depois de estruturada, o suficiente para ser mauseada, foi retirada do molde e recebeu aplicação de detalhes florais, feitos com a ajuda de cortadores.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Esmaltes cerâmicos que brilham no escuro - Glow in the dark ceramic glaze

www.ceramika.com.br - Testes de esmaltes para luminescência, aplicados em pequenas placas de porcelana. Para ver um pouquinho mais acesse o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=reAaJp2sJ24

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Esmalte cerâmico com cristais

www.ceramika.com.br Detalhe de vidrado com cristais, um convite à imaginação, com cores sutis e formas delicadas. Esse é um esmalte com queima em alta temperatura, forno à gás.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Esmalte macrocristalino

www.ceramika.com.br No vidro cerâmico, bonito e delicado, o cristal parece flutuar. Cada cristal é unico! Cada fotografia pode trazer uma surpresa, difícil mesmo é acertar a "luz". Quanto mais os observo, mais me encanto com esses vidrados cheios de flores.

sábado, 14 de setembro de 2013

Cristais no vidro cerâmico, fotografia através do microscópio.

www.ceramika.com.br Observar cristais através do microscópio, se tornou uma atividade à mais no meu estudo e que gosto muito. Um mundo à parte, de beleza e harmonia, na formação cristalina, que auxilia nas pesquisas. É a cristalografia e a micrografia registrando a magia dos cristais no vidro cerâmico.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Esmaltes Vermelhos

Era uma vez, na China antiga, uma mulher que vivia de sua cerâmica. Quando a caravana do imperador passava por sua aldeia, ela lhe ofertou um lindo copo para vinho, de cor vermelha. O único que havia conseguido fazer, em toda sua vida. O imperador apreciou o presente e mandou-a fabricar outro igual. A ceramista tentou, muitas vezes, repetir o feito e falhou. Desesperada pelos sucessivos fracassos e vendo chegar ao fim o prazo que o imperador lhe dera, lançou-se ao forno, enquanto fazia sua última queima. Um dia, quando o forno foi aberto, uma linda peça, com um raro vermelho, foi encontrada. Deduziu-se então, que os ornamentos de metal que ela usava, como se confirmou mais tarde, deram à peça aquela cor. Daí, veio o uso do cobre nesses esmaltes.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ilustração em argila para Lenda dos Esmaltes Vermelhos

O desenho na argila sugere um forno, de onde sairia uma peça com esmalte vermelho, assim como na lenda sobre os esmaltes vermelhos. O detalhe é que o vermelho é de uma amostra de esmalte cerâmico, de alta temperatura, em atmosfera de redução. Na próxima postagem, colocarei a lenda e o resultado final da ilustração.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Detalhe de esmalte macrocristalino - vermelho de redução

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Stoneware, vidrado em alta temperatura, queima em redução, fôrno à gás. Red crystalline glazes

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cristais no esmalte cerâmico, observados através do microscópio

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura 

domingo, 2 de junho de 2013

Cristais no esmalte cerâmico

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Imagem de cristais em esmalte de alta temperatura, obtida com o uso de microscópio.

sábado, 1 de junho de 2013

À procura de novas formas de cristais no esmalte cerâmico

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - O microscópio aponta caminhos à trilhar, em busca de outros cristais. As fotos, sinalizam os novos desafios de uma busca incessante e apaixonada.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Detalhe de esmalte macrocristalino

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Vidrado cerâmico, sobre stoneware, queima em fôrno à gás, em oxidação.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Um mesmo esmalte macrocristalino, testado em dois corpos cerâmicos diferentes: sobre porcelana (amostra da esquerda) e stoneware. Enfornados na mesma queima, em fôrno à gás, oxidação, alta temperatura - cone 8 (1263º)

terça-feira, 28 de maio de 2013

28 de maio - Dia do Ceramista na América Latina

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Essa foi a maneira que escolhí para comemorar: um dia interio modelando no tôrno elétrico, sentindo a doçura da argila por entre os dedos. Quem escolhe o barro para tecer suas criações, sabe  dessa alegria e eu quero parabenizar à todos por esse dia, por terem escolhido se dedicar à essa arte maravilhosa.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

www.ceramika.com.br - Cerâmica Artística de Alta Temperatura - Esmalte cristalino multicolor com efeitos  iridescentes, pelo uso do molibdênio. Cada teste, cada nova receita, pode trazer algo de novo e eu estou muito interessada em pesquisar outros cristais que não sejam só do zinco. Muitas vezes, ao abrir a porta do fôrno, nada há para comemorar, nenhum deu certo. A análise dos testes é muito importante para as correções das novas amostras mas,.a melhor parte mesmo é a queima e a espera para que o fôrno esfrie. 

domingo, 26 de maio de 2013

Detalhe de esmalte macrocristalino

www.ceramika.com.br
Cristais do zinco, em alta temperatura, numa peça em stoneware. Depois de levar a argila ao tôrno e modelar, ainda falta a fase da secagem e o  teste do fogo. Se ela resiste, se não tem nenhum defeito estrutural e torna-se um bom "biscoito", quem sabe poderá ficar, ainda mais bonita coberta com um vidrado? Os cristais ficam melhor em peças com poucos detalhes, onde o esmalte é o diferencial. Estes, resultaram de queima em oxidação, num fôrno à gás.

sábado, 25 de maio de 2013

www.ceramika.com.br www.ceramika.com.br Primeiros resultados dos testes, com esmaltes cristalinos do molibdênio. Molybdenum crystalline glazes. Quando se faz cerâmica artística, um esmalte novo pode significar um detalhe à mais em nosso trabalho. Os esmaltes macrocristalinos são minha paixão e eu não me canso de testá-los.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

www.ceramika.com.br - Cerâmica artística - Testes para esmaltes cristalinos com molibdênio.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Esmalte cerâmicos - testes com oxido de cromo


www.ceramika.com.br
Pesquisando sobre os efeitos do óxido de cromo em vidrados artísticos.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

www.ceramika.com.br - Esmalte macrocristalino, stoneware, alta temperatura.

terça-feira, 23 de abril de 2013

www.ceramika.com.br - Detalhe de Esmalte Macrocristalino

segunda-feira, 22 de abril de 2013

www.ceramika.com.br
Detalhe de vidrado cerâmico em alta temperatura. Série: "Quando os cristais dialogam com o imaginário".

quarta-feira, 27 de março de 2013

Esmalte cerâmico com cristais do molibdênio


www.ceramika.com.br
Vidrado cristalino, queima em oxidação, forno à gás, cerâmica de alta temperatura. Molybdenum crystals

quarta-feira, 13 de março de 2013

Esmaltes cerâmicos amarelos

Testes de vidrados amarelos e amarelados em alta temperatura, forno à gás, queima em oxidação. Foram usadas várias argilas diferentes, todas para alta temperatura.

terça-feira, 12 de março de 2013

Azuis e azulados dos testes 2013

Testes de esmaltes cerâmicos 2013. Alta temperatura, fôrno à gás, cores obtidas na queima em oxidação. Foi usada argila stoneware, e as peçinhas foram modeladas com o uso da extrusora.