domingo, 24 de fevereiro de 2008

Que esmalte é proprio para o uso com alimentos?


www.ceramika.com.br


O ceramista que dedica parte do seu tempo à buscar esmaltes para suas peças, estuda cada receita e seus resultados para poder modifica-las segundo suas necessidades. Eu não sou nenhuma tecnica em esmaltes e admito que ainda tenho muito o que aprender. Testar, fazer e refazer é um metodo, que para mim, tem trazido bons resultados. Aquela receita que ainda não deu os resultados esperados vai sendo repetida, com variações, para chegar ao que eu considerar como bom. Não é só a cor ou superficie o que interessa, preciso checar a durabilidade, se é um esmalte seguro para ser usado em utilitários. Caso contrário vai ser usado apenas em objetos decorativos.
A temperatura e as matérias primas usadas são os itens mais importantes nesse quesito. Se tem bário ou chumbo será usado com critério, só servirá para as peças de decoração. Quanto mais alta a temperatura em que foi forneado, mais resistente o esmalte será, e poderá fazer parte de um utilitário que armazenará sucos ou alimentos ácidos que contenham vinagre. Por falar em vinagre, quando usamos uma ceramica esmaltada com chumbo, ele consegue corroer lentamente o esmalte, liberando o chumbo, que vai se acumulando em nosso no corpo à medida que ingerimos os alimentos armazenados. Eventualmente, conforme a frequencia, podemos ser surpreendidos com alguma doença. Como ceramistas é nossa a responsabilidade ao que se refere à produtos dos quais fazemos uso em nossos vidrados. Portanto, o cuidado maior se deve à parte interna dos utilitários, que podem ser esmaltados com um esmalte alcalino e seguro por dentro e ter na parte externa um outro, que não terá contato com o alimento.
food safe, fur nahrungsmittel geeignet nicht giftig, sans risque pour l'alimentation, sin riesgo para la alimentacion, proprio para uso com alimentos, senza rischi per l'alimentazione, atossico, sikker til mad, giftfri

 

Nenhum comentário: